"A linguagem oral tem um impacto surpreendente no desenvolvimento cerebral de uma criança. O número de palavras que uma criança escuta cada dia é um dos mais importantes fatos para predizer sua futura inteligência, o êxito escolar e a competência social" (SANCHEZ VASQUES, 2006)
Nesta fase que pode ser considerada a mais importante da formação Educacional, focamos em uma formação de qualidade, princípios éticos, de um ser humano sensível, crítico e responsável.
A Compreensão da relação do homem consigo mesmo, com os outros seres vivos e com meio ambiente social e natural.
Tendo como orientação a aquisição da leitura, da escrita, a formação do educando como leitor e escritor que interaja com o texto, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e numérico para buscar soluções em situações problema.
A produção artísticas de nossa cultura, valorizando as diferentes manifestações, plástica, musical, corporal, literária, busca da autonomia, a postura crítica e ativa do educando diante do mundo que o rodeia.
Nossas turmas são de no máximo 14 alunos propiciando grande interação professor- alunos, facilitando a personalização da relação pedagógica .
Também aqui não são esquecidos os princípios que norteiam as fases anteriores da educação e buscando solidariedade, autonomia, responsabilidade, cooperação, expressão, trabalho em equipe, múltiplas interações e apoio da família.
Mas principalmente procuramos sempre ter um olhar atencioso e individualizado.
ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1° à 5° ano)
Continuando com os parâmetros já definidos no "BERÇÁRIO" trazemos novas situações que possam contribuir para a construção da identidade dos educandos, sua autonomia e relacionamento social, que garantam o reconhecimento e aceitação do outro, com suas semelhanças e particularidades.
Criar um espaço de investigação e construção do conhecimento através de atividades e brincadeiras, elaborar as múltiplas linguagens e estímulos que o mundo oferece buscando reconhecer e ampliar as competências que estão sendo desenvolvidas.
Mas tendo como mote que Brincar é o dia à dia da Educação Infantil.
Educação Infantil é lugar de trocas, partilhar saberes, de crescer e ser feliz.
Subsidiado teoricamente e calcado em nossos pressupostos, o "Centro Educacional Vovó Raquel" tem como objetivos:
Caminhar numa perspectiva que o conhecimento pode ser construído:
Fazer com que a criança viva, atue e construa sua própria experiência através de jogos ao ar livre, movimentos corporais, brincadeiras, imitações, dramatizações, enfim, todo um conjunto de experiências antecede o curso do papel, tesoura, lápis, tinta, etc...
Propiciar o desenvolvimento do educando nos seguintes aspectos: social, físico (psicomotor) e intelectual, assim respectivamente estabelecendo um convívio sedimentado na coletividade,
Possibilitar o seu amadurecimento respeitando o ritmo e os limites do seu corpo e por fim, provendo o contínuo desenvolver das funções cognitivas situar o educando na medida em que compreenda a sua realidade, em parceria com o resgate a cultura e dos conhecimentos historicamente acumulados.
Não esquecendo a atenção individual, um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, a higiene, à saúde, a alimentação sadia, e principalmente à proteção, o afeto e à amizade.
*07- Feriado dia da idependência do Brasil
*27- Fim do 3º Bimestre
© Centro Educacional Vovó Raquel
Rua Aracy Vaz Callado, 751-ESTREITO
Florianópolis (SC) Fone 48 32484779
Do Berçário(Educação Infantil) ao 5° ano(Ensino Fundamental)
VOVÓ RAQUEL CENTRO EDUCACIONAL