A entrada ou o retorno após uma fase de afastamento, da criança na Escola marcada pela etapa de grande importância denominada "Período de Adaptação", quando o aluno, a sua família, e a escola se interagem de modo a se conhecerem, desenvolver confiança e atender as necessidades mútuas.
Nesse período, algumas crianças se separam de seus pais pela primeira vez, sendo que outras precisam se acostumar novamente a essa separação ou com o novo ambiente (nova escola), bem como às mudanças em sua rotina dela decorrentes. A reação de cada criança à separação dos pais e ao contato com esse ambiente é muito particular. Algumas se adaptam mais rapidamente, apresentando pequena ou nenhuma alteração em nível de choro, sono, afetividade, etc. Outras crianças requerem procedimentos personalizados e um período mais extenso para adaptarem-se; e algumas mudanças comportamentais podem acontecer .
É necessário que se de ao aluno o tempo necessário para formar um vinculo afetivo com os profissionais que trabalharão com ele na escola. O comportamento infantil caracteriza-se pela capacidade de mudança e ajuste às diferentes condições ambientais.
Necessitamos que a família nos ajude neste período, mesmo ao constatar as primeiras reações de seu filho durante o “período de adaptação", devem demonstrar tranqüilidade e confiança na adaptação de seu filho e nos profissionais que o acompanham..
Está conduta reativa é percebida pela criança e afeta muito sua adaptação. Então, é decisivo que, todas as dúvidas serem sanadas e os esclarecimentos pedidos de modo que a confiança na escola seja irrestrita. A direção da escola sempre estará disponível para atendê-los, marquem horário e tragam vossos questionamentos. O sucesso dessa fase está ligado a vários fatores, entre os quais se pode destacar: a vossa confiança e estado emocional, como pais; a persistência no processo; a assiduidade da criança e a forma como é planejada a separação.
A inserção num ambiente novo e o distanciamento da família pela criança deve ser o mais gradativo possível, de modo a causar na criança e na família os menores transtornos psicológicos e emocionais. Assim devemos observar a individualidade do aluno e da família ao definir os preceitos deste período.
A partir da idade que a criança já verbaliza bem e compreende o que está acontecendo, a adaptação se bem planejada e implementada costuma ser rápida e prazerosa. Explique que ele vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo, vai buscá-lo. Fale dos novos amiguinhos que vai fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece por lá. Mas é importante não exagerar, para que ele não fique frustrado.
Depois em casa, converse sobre seu dia escolar ( não só pergunte, mas interaja, mostre interesse, repita as atividades da escola com ele, peça para seu filho lhe ensinar como fazer, faça ele sentir que o que ele apreende é muito importante).
No estágio do Fundamental, que podemos classificar como o mais importante da vida escolar, devemos mostrar também para a criança as vantagens que terá ao apreender a ler e escrever, interpretar textos, fazer cálculos matemáticos, etc., como ela pode utilizar estes conhecimentos no seu dia a dia, na sua integração ao mundo atual.
A separação dos filhos em alguns horários é inevitável na vida de cada um de nós (hora ou outra, o momento de ir para a escola chega) e, apesar de ser um processo doloroso, normalmente traz crescimento para todos os envolvidos. É importante que os pais encarem a situação não como "um mal necessário", mas como algo positivo e enriquecedor no desenvolvimento de seu filho.