NOVIDADE-2013: TURNO INTEGRAL BILÍNGUE FULL (OPCIONAL) leja aqui
TURNO INTEGRAL
O Vovó Raquel  implantou o Projeto de Turno integral,  consolidando a sua preocupação com as necessidades das famílias. No Turno Integral estamos atendendo as necessidades da criança, como alimentação, higiene e lazer, bem como oportunizando aprendizagens significativas de forma lúdica e prazerosa
Essa é uma proposta pedagógica que inova o ambiente escolar e é disponibilizada para crianças na faixa etária de O a 10 anos de idade, no horário  integral, ou seja, da manhã até final da tarde.  Além do horário para a realização do tema da aula, na rotina do turno integral, há períodos para; pesquisa e leitura na biblioteca, aula livre e orientada no laboratório de informática, jogos e atividades lúdicas na quadra, no parque e no pátio, higiene, lanche e almoço, horário de descanso e orientações para o desenvolvimento de hábitos e atitudes.
Construímos Turno Integral a partir da oferta de atividades que potencializam o desenvolvimento multidisciplinar, é uma rotina mais leve, na qual, a criança que não vai para casa, sinta-se mais próxima possível do seu ambiente familiar. Para isso oferecemos salas de convivência equipadas, com o propósito de acolher, num ambiente amplo, arejado e repleto de entretenimento. A criança passa o tempo interagindo com os colegas e fazendo aprendizagens variadas, através de uma rotina flexível, os alunos, participam de atividades recreativas, socializadoras e culturais.
Podemos citar: Iniciação a esportes (com aulas mini basquete, mini volei, mini futsal - onde são usados metódos e regras para introdução destes esportes, dando base e  descobrindo afinidades), Aulas de Culinária, Informática, Teatro, entre outros- também usadas para no contexto desenvolver o raciocínio lógioco, situações problemas, interpretação de textos e situações , etc...
ENSINO INTEGRAL -10 vantagens do período integral "O que você e sua família têm a ganhar ao escolher uma  escola com atividades em tempo integral"
Site "Educar -para Crescer-abril  04/04/2011(www.educarparacrescer.abril.com.br)Texto Daniele Zebini
1 - Melhora o rendimento do Aluno: No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar para as provas, sempre com orientação de profissionais especializados. "São alunos bastante responsáveis, autônomos. Eles criam o hábito de fazer a lição do dia. E realmente têm um rendimento melhor", conta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. "O retorno que nós temos dos professores é de que há um diferencial das crianças do integral em relação à cultura e ao rendimento escolar", diz Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.
2 -Libera os pais para o trabalho: Pais e mães precisam trabalhar fora. E não há como não se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos ou proporcionar atividades extracurriculares que também são muito importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O período integral supre essas necessidades e deixa os pais tranquilos para trabalhar o dia inteiro. "A escola cria um pacto com a família: as crianças não precisam sair da escola para fazer as atividades e contam sempre com orientação especializada", afirma Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre.
3- Supre as necessidades de praticar esportes: Natação, balé, futebol, xadrez... Qual é o pai que tem tempo de levar e buscar os filhos em todas essas atividades? Isso sem contar o dinheiro extra que precisariam destinar para cada modalidade diferente. Esta é uma das vantagens do período integral. "É bom para a criança e para a família, que não tem aquela preocupação de não ter tempo de levar o filho para praticar um esporte, porque a escola supre essa necessidade", ressalta Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba
4- Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso: Uma criança que passa a tarde sozinha em casa dificilmente usará o tempo ocioso para estudar, como lembra Josiane Conke, coordenadora do período integral do colégio Marista Santa Maria, de Curitiba. "Muitas vezes as crianças passam a tarde com babás eletrônicas: tevês, videogame, etc. E enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas."
5- Afasta o risco social: "É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas ou ter problemas sociais", afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo. "As crianças não ficam com tempo ocioso, não dá tempo de pensar em aprontar", acrescenta.
6- Possibilita a orientação dos estudos e tarefas: É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias matérias do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. "Na escola, os alunos são assistidos por professores, que são polivalentes, mas também existem professores especialistas, que auxiliam em necessidades mais específicas', conta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo "São profissionais especializados, que vão dar a essas crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade", acrescenta Josiane Conke, coordenadora do período integral do colégio Marista Santa Maria, de Curitiba.
7- Oferece orientação Nutricional: Pais ocupados não têm tempo de cuidar da alimentação dos filhos como deveriam. E a culpa por estarem fora o dia todo faz, muitas vezes, com que permitam que os filhos consumam em excesso alimentos de baixo valor nutricional. Na escola, isso não acontece. "Aqui há um nutricionista que elabora o cardápio das crianças. Elas têm lanche da manhã, almoço e lanche da tarde na escola", diz     Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre.    Além do acompanhamento nutricional, o colégio Marista Santa Maria traz um diferencial. "As famílias podem almoçar no nosso refeitório com as crianças, o que aproxima os pais da vida escolar dos filhos", afirma Josiane Conke, Coordenadora do Período Integral da escola.
No colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo, as refeições não estão inclusas no período integral, mas existe a preocupação com o que os alunos comem nos dois restaurantes e nas cantinas da escola. "A gente acabou com refrigerante, só tem uma vez por semana. Em vez disso, há sucos e água de coco natural. Tem também a preocupação com a parte nutricional, nada muito rígido, mas existe uma orientação", afirma Myriam Tricate, diretoral do colégio.
8. Melhora a convivência em família:  Depois de trabalhar o dia todo e chegar em casa cansados, você ainda precisa verificar as tarefas dos filhos e ajudar com as dúvidas. Isso quando a lição de casa foi feita. Caso contrário, é preciso cobrar. E essa cobrança, misturada à exaustão da dupla jornada de "pai-profissional", acaba causando conflitos em família. "O aluno que estuda em período integral chega em casa com as tarefas prontas, o que melhora a convivência em família", afirma Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo.     Segundo Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre, o período integral deixa a criança livre para aproveitar a família, sem obrigações. "As crianças do integral aproveitam o fim de semana para descansar, não precisam estudar, fazer lição. Usam o tempo livre para curtir a família", ressalta.
9. Supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia:    Além dos esportes, as escolas que trabalham com período integral oferecem diversas atividades de lazer, cultura e tecnologia aos alunos. "Temos aula de informática, oficina de artes plásticas, oficina de expressão corporal, oficina de música e culinária, entre outras atividades", conta Karin D. Flores, coordenadora do turno integral do colégio La Salle Dores, de Porto Alegre. "Aqui na escola tem absolutamente tudo que eles precisam, gostam e querem fazer, com a vantagem de que todas as atividades são pensadas pedagogicamente", ressalta Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz.
10-Desenvolve habitos de higiene:  Qual pai nunca levou um baile para convencer o filho a entrar no banho? E para fazê-lo escovar os dentes, então? Mas quando a criança está em grupo e todos os amiguinhos lavam as mãos antes de comer ou escovam os dentes após as refeições, fica mais fácil ensinar e criar hábitos de higiene.  "Na educação infantil,  costumamos chamar profissionais para conversar com os alunos sobre higiene bucal, o que torna o hábito mais natural",Myriam Tricate, diretora-geral do colégio Magno/Mágico de Oz, de São Paulo.
Institucional
Berçário
Educação Infantil
Ensino Fundamental 1
Atividades Complementares
Multimídia 
HomeLocalizaçãoInstalaçõesLinksEventosFale ConoscoTrabalhe ConoscoArtigosUniformes 
*07- Feriado dia da idependência do Brasil
*27- Fim do 3º Bimestre
© Centro Educacional Vovó Raquel
Rua Aracy Vaz Callado, 751-ESTREITO
Florianópolis (SC) Fone 48 32484779
Do Berçário(Educação Infantil) ao 5° ano(Ensino Fundamental)
VOVÓ RAQUEL CENTRO EDUCACIONAL